|
A Federação Brasileira de Taekwon-Do ITF, sem colaboradores, sem patrocinadores e sem apoio governamental assim como todos os esportes amadores neste pais, reconhece o esforço e dedicação de todos seus atletas que durante os últimos anos colaboraram com suor e muita coragem participando de mundiais, onde cada um teve seu papel mesmo não conquistando títulos, mas que para nós sempre serão lembrados como discípulos que acreditaram e acreditam que iniciaram em uma modalidade séria complexa e muito dinâmica, onde foram instruídos e treinados por Instrutores sempre capazes e da mesma forma dedicados à vida toda ao TAEKWON-DO. Esperamos que a cada mundial nossos esforços sejam vistos por empunhar a nossa BANDEIRA, com orgulho e nosso povo saiba que não temos que ser reconhecidos por órgãos políticos para realizar nossas vitórias em prol de nossa nação.
HISTÓRIA DOS CAMPEONATOS MUNDIAIS - TAEKWON-DO ITF
Espanha 2013
O XVIII Campeonato Mundial Senior e XII Junior de Taekwon-do ITF aconteceu na cidade de Benidorm na Espanha de 23 a 27 de outubro com 1042 atletas de 58 países. A competição ocorreu no ginásio Palau d'esports Illa de Benidorm.

A delegação brasileira chegou dia 22 de outubro e se apresentou para pesagem dia 23 de outubro às 13:40h chefiada pelo Mestre Raul Sanchez, presidente da FBT.
O Árbitro Oficial foi Ricardo Ramirez.
O Técnico oficial foi Adan Sanchez e como assistentes Marcelo Mollica, Daniel Martins, David Kerr, Joselino Costa e Lucas Pinheiro.

A delegação brasileira teve os seguintes atletas: Adan Sanchez - Luta Masculina Senior até 70kg André Schievenin - Luta Masculina Senior até 78kg e Téc. Especial Masculina Senior Caio Batista - Luta Masculina Junior até 68kg, Forma Masculina Junior de 1º Dan, Téc. Especial Masculina Junior e Teste de Potência Masculina Junior Celina Loyola - Luta Feminina Senior acima de 75kg Daniel Martins -Luta Masculina Senior acima de 85kg e Forma Masculina Senior de 4º-6º Dan David Kerr -Luta Masculina Senior até 78kg Edivaldo Gusmão - Luta Masculina Senior até 63kg Fabrício Ferreira - Luta Masculina Junior até 56kg e Forma Masculina Junior de 1º Dan Isadora do Carmo - Luta Feminina Senior até 68kg e Forma Feminina Senior de 1º Dan Joselino Costa - Luta Masculina Senior até 63kg Luiz Quintas - Luta Masculina Senior até 57kg e Forma Masculina Senior de 3º Dan Luana Pinheiro - Luta Feminina Senior até 50kg e Forma Feminina Senior de 2º Dan Lucas Pinheiro - Luta Masculina Senior até 57kg e Forma Masculina Senior de 3º Dan Mara Galbiati -Luta Feminina Senior até 62kg e Forma Feminina Senior de 4º a 6º Dan Rhapaella Oliveira - Luta Feminina Senior até 50kg e Forma Feminina Senior de 1º Dan Rodrigo Souza - Luta Masculina Senior até 70kg

Equipe de Luta Masculina Senior composta por David Kerr, Adan Sanchez, Joselino Costa, Rodrigo Souza, André Schievenin, Técnico Daniel Martins.
Congresso
O Congresso da ITF foi realizado no dia 23 de Outubro no Terraço de Cristal do Hotel Bali em Benidorm, com a presença de representantes de 58 países. Mestre Raul Sanchez (8º Dan), presidente da FBT nos representou. O Mestre informou que a ITF foi aceita na TAFISA (Associação Internacional Esporte para todos) dando assim um passo mais para conquistar o reconhecimento e conseguir a presença do Taekwon-Do ITF nas Olimpíadas, nas Escolas, Universidades e Estabelecimentos Esportivos.
Durante o congresso foi confirmada a Copa do Mundo em Agosto de 2014 na Jamaica e o Campeonato Pan-Americano em Outubro 2014 – Paraguai.
Mestre Raul Sanchez agradeceu a presença e o esforço realizado de todos oficiais e atletas para o Mundial de 2013.
Nova Zelândia 2011
No dia 8 de Março foi realizado na Arena o Curso de Árbitros a cargo do Mestre Alberto Katz e o SabumNim Kurt. Foram introduzidas algumas mudanças na modalidade técnica especial e foi confirmado o uso obrigatório do capacete na modalidade Combate para todas as idades e graduações em todas as competições oficiais da ITF.
O Campeonato Mundial XVII Sênior e o XI Junior de Taekwon-Do da ITF se iniciou no dia 9 de março de 2011 com uma cerimônia de abertura muito emotiva. As autoridades destacadas foram recebidas com um tradicional "Pohwhiri" maorí.
Mas de 500 competidores de 42 países se encontraram na Arena de Wellington, Nova Zelândia para enfrentar-se no principal evento de ITF, o Campeonato Mundial, presentes: Afeganistão, Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Colômbia, Cook Islands, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, Grécia, Holanda, Hong Kong, Índia, Indonésia, Inglaterra, Irlanda, Itália, Jamaica, Japão, Nepal, Nova Zelândia, Noruega, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Rússia, Slovakia, Slovenia, Suécia Suíça, Trinidad e Tobago, Ucrânia, Uzbequistão, Vietnam, Walesa.
Brasil esteve representado pelo Mestre Raul Sanchez, presidente da FBT, que assumiu o trabalho de Árbitro como presidente de Mesa e os seguintes atletas:
Caio Brihy, Junior Combate Individual, ganho no primeiro combate e perdeu no segundo
Mara Galbiati, Sênior Combate Individual Peso Leve
Fernanda Kinshoku Sênior Combate Individual Peso Pesado
Julia Oliveira, Sênior Forma Individual, 2º Dan
Luiz Quintas Sênior Masculino Combate Individual Peso Pluma e Sênior Masculino Forma Individual 3º Dan
David Kerr Sênior Masculino Combate Individual Peso Pesado, ganha o primeiro combate e perde no segundo.
Luiz Quintas se sagra campeão Mundial na modalidade Combate Individual Peso Pluma. Categoria com 12 atletas de excelente nível técnico. Uma medalha suada e merecida depois de outras brilhantes atuações nos mundiais passados.
O placar geral ficou encabeçado pela Nova Zelândia com 20 medalhas de ouro 12 de prata e 10 de bronze, seguido pela Argentina com 9 de ouro 3 de prata e 13 de bronze e Polônia com 8 de ouro 13 de prata e 8 de Bronze. O Brasil ficou na 14ª colocação com uma medalha de ouro.
Na quinta Feira foi realizado o Congresso da ITF onde foi eleito pelos representantes o novo Comitê da ITF. GM Pablo Trajtenberg é o novo presidente da ITF, Master Paul Weiler, Vice-Presidente Sênior, Master Clint Norman, Vice-Presidente, GM Javier Dacak Vice-Presidente, Master Juan Ferrando como Secretário, GM Tom MacCallum como Tesoureiro, e GM Wim Bos como Diretor.

|
Argentina 2009
No campeonato Mundial da Argentina de 2009 o Brasil conquista os seguintes pódios:
CATEGORIA SENIOR - Bruno Furtado - Bronze em luta individual masculina até 63kg - Thiago Preto - Bronze em luta individual masculina até 71kg - David Kerr - Bronze em luta individual masculina até 80kg - André Schievienin - Prata em Técnicas Especiais
CATEGORIA JUNIOR - Luana Pinheiro - Bronze em luta individual feminina até 45kg
|
Canadá 2007
 
Mais de 1000 atletas de 60 países se encontraram na Cidade de Québec.
Nesta edição o campeonato mundial de Júnior e Sênior foram realizados simultaneamente e transmitido ao vivo pela internet.
DELEGAÇÃO BRASILEIRA
Mestre Raul Sanchez – Chefe de Delegação
Árbitros:Raul Sanchez e Ricardo Ramirez
Técnico: Rodrigo Lourenço
Auxiliares Técnicos : Cláudio Pinsdorf e Philippe Rangel
 

Atletas: André Schievenin, Arthur Garbe, Bruno Furtado, Cláudio Pinsdorf, David Kerr, Fernanda Kinshoku, Gilberto Moura, Heitor Sampaio, Luiz Quintas, Leonardo Pacheco, Lucas Lupinacci, Philippe Rangel, Rafael Leite, Rafael Marciano, Rafael Silveira, Rangel Farias, Tamires Sanchez e Thiago Preto.

 David Kerr: conquista o 4º título Mundial (1997 Rússia, 1999 Argentina, 2001 Itália e 2007 Canadá), além do Vice Campeonato em 2003 Polônia. Mudando de categoria (peso pesado)o título veio após cinco lutas. A final foi contra o talentoso argentino Jonathan Batista. Participou da equipe de luta, técnicas especiais e técnica de potência onde partiu todas as placas.

Bruno Furtado: conquistou o vice campeonato em luta até 63Kg, chegando a final com o atleta inglês Matt Cadle. Participor da equipe de luta, técnicas especiais e potência.
Luiz Quintas: conquistou a medalha de prata em luta até 54Kg, perdendo na final para o campeão canadense Maxime Bujold. Também participou em forma por equipe.
André Schievenin: 3º Lugar em Técnicas Especiais Individual ( bronze ). Em formas de 2º Dan perde na primeira rodada para o atleta de porto Rico. Participou tambem em forma individual e por equipe.
Leonardo Pacheco: atleta Juvenil em lutas na categoria até 58Kg, ficou com o bronze, perdendo para o inglês S. Rahman que se consagrou campeão mundial. Participou em formas 1º Dan e na equipe de luta, técnica especial e potência.
 
Rafael Marciano: 4º lugar na modalidade luta júnior até 70 kg. Participou da equipe de luta, técnicas especiais e potência, onde partiu todas as placas com giro.
Gilberto Moura: 5º Lugar em Formas de I Dan. Participou também na equipe de formas e na de potência.
Rafael Leite: participou na equipe de formas e teste de potência, onde partiu todas as placas com chute circular.
Rangel Farias: participa em luta individual e por equipe, onde obtém uma vitória.
Cláudio Pinsdorf: 6º colocado em teste de potência com 20 pontos. Participou também em formas de 4º Dan. Heitor Sampaio: participou da equipe de luta, técnicas especiais e potência.

Philippe Rangel:participou da equipe de luta onde obteve um empate sobre a equipe da Holanda.

Thiago Preto: participou em luta individual (uma vitoria) e por equipe, onde obteve uma vitória encima da Holanda, tambem participou por equipe em, técnicas especiais e potência.
Lucas Lupinacci: participou de luta por equipe.
Arthur Garbe: participa de forma individual de 1º Dan, equipes de luta onde obtém uma vitória, técnica especial e potência.
Rafael Silveira:Participou de forma de 1º Dan e das equipes de luta, técnica especial e potência.

Tamires Sanchez: participaou em luta individual e forma 1ºDan.

Fernanda Kinshoku: paticipou em forma de 2º Dan, luta individual e teste de potência individual.

Destaques:
Neste campeonato se sagraram TETRA campeões mundiais David Kerr e Julia Cross.
JULIA CROSS (uma atleta exemplar)
A escocesa Julia Cross, faixa preta 3º Dan é tetra campeã mundial em luta até 58 kg (99,03,05 e 07) e bi campeã mundial em forma de 3º Dan (03, 05) e 14 vezes campeã européia (91, 94, 96, 97, 99, 00, 01, 02, 04, 05, 06, 07)

Alemanha 2005
Luta Masculino Individual Philippe Rangel +80Kg ( BRONZE ) David Kerr -80Kg
Thiago Preto -71Kg
Bruno Furtado -63Kg
Luiz Quintas -54Kg
Luta Individual Feminino
Fernanda Kinshoku -63Kg
Mara Galbiati -58Kg
Luta Masculino Equipe

Philippe Rangel - David Kerr Rangel Faria Thiago Preto Bruno Furtado André Schievenin
Formas Masculino
Ricardo Ramirez Forma individual III Dan
André Schievenin Forma individual II Dan
Luiz Quintas Forma individual I Dan
Formas Feminino
Fernanda Kinshoku -> Forma individual II Dan
Técnicas Especiais Masculino - Equipe -( PRATA )
Philippe Rangel David Kerr Rangel Faria Thiago Preto Bruno Furtado André Schievenin


Técnicas especiais por equipe
1 Nova Zelândia
2 Brasil
3 Hungria
4 República Checa

Classificação geral por países
|
1 Polônia |
10 Inglaterra |
18 Grécia |
|
2 Argentina |
11 Estados Unidos |
20 Porto Rico |
|
3 Alemanha |
12 Japão |
20 Espanha |
|
4 Nova Zelândia |
13 Canadá |
20 País de Gales |
|
5 Finlândia |
14 Suécia |
20 Uzbekistão |
|
6 Slovênia |
15 Bélgica |
20 Itália |
|
7 Escócia |
15 Hungria |
20 Kirgistão |
|
8 Romênia |
15 Brasil |
20 República Checa |
|
9 Irlanda |
18 Ukrânia |
|
|
|
|
|
|
|